TRABALHANDO COM ACERVO CIRCULANTE...
Com a orientação da nossa coordenadora Luciane Guedes, as professoras Juliana (Pré) Michelle (1º), Isabel (2º e 4º) e Zélia (3º e 5º), a estagiária Maria e a atendente Luciane, fizeram um lindo trabalho no projeto de Recuperação Intensiva, o qual, está sendo desenvolvido para sanar as dificuldades de leitura, escrita e matemática dos nossos alunos, devido ao tempo de pandemia.
A SEMED possui um acervo circulante de livros que contém ricas contribuições para nossos estudantes aventurarem-se no mundo da leitura.
Quando há boa vontade, organização e compartilhamento, as coisas acontecem. O livro "A CASA SONOLENTA", é uma ótima opção para a alfabetização e letramento de nossos pequenos, inicialmente era esta a proposta, trabalhar com 1° e 2º ano, mas nossa coordenadora e os queridos professores fizeram isto acontecer do Pré até o 5º ano. Foram trabalhados diversos conteúdos e utilizadas várias estratégias para oportunizar aos alunos momentos de aprendizagem lúdica e significativa.
![]() |
Contando a história com recurso visual A professora Isabel confeccionou, mas foi utilizada por todas... |
COMPARTILHANDO AS IDEIAS...
![]() |
O 3° e o 5° ano trabalharam também as horas, pautados no texto que diz que todos viviam dormindo. Não se dorme o dia todo, fazemos muitas coisas... E tem hora pra tudo! |
![]() |

Primeiro e segundo ano fizeram um lindo trabalho com leitura compartilhada, estimulando as estratégias de leitura (primeira e última letra, encontrar palavras solicitadas) rimas, construção de texto coletivo, lista dos personagens (trabalhando escrita espontânea e com intervenções), interpretação com ilustrações de forma livre e dirigida, dobraduras, quantidades, horas (apresentação do relógio analógico).
E a Pré escola? Também trabalha com livros? Mas eles não sabem ler...😲
Acreditamos que as experiências de letramento devem começar já na educação infantil, por isso a professora Juliana empenhou-se e trabalhou o livro SIIMM!
![]() |
Aprendendo a manusear o livro... Acompanhando a leitura feita pela professora. |
![]() |
Comparando o livro à parlenda: O que tem e o que não tem? (matemática, conjuntos) Diferenciando os tipos de textos. |
![]() |
Dobradura (movimento de pinça, seguindo instruções) e ilustração (criatividade e interpretação). |
Um PARABÉNS! APLAUSOS!
A todos pelo belo trabalho realizado. Nossa certeza é de que os mais beneficiados com toda essa beleza e determinação são os queridos estudantes que estão aprendendo de forma significativa e lúdica. E o progresso é visível a cada dia em sala de aula.
Que bom que trouxe o acervo pra vocês!!!😍😍
Nenhum comentário:
Postar um comentário