Histórico


HISTÓRICO DA ESCOLA

                  A Escola Básica Professor Carlos Döetsch, pertence a Rede Municipal e é supervisionada pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

A escola foi criada em 8 de março de 1978 com o nome de Escola Isolada da Estrada Paraná. Iniciou suas atividades com 20 alunos de 1ª a 4ª série (multisseriada), após ter funcionado durante um tempo em uma casa, próximo de onde fica o prédio atual, os pais reuniram-se e solicitaram ao prefeito Odenir Osni Weiss, através de abaixo-assinado, e a proposta de doação de um terreno pelo Sr. Leopoldo Zeithammer, a construção do prédio escolar para que os seus filhos pudessem sair da precaridade da casa alugada onde se encontravam até então. Nesse mesmo ano a Associação de Pais e Professores da Escola começou a atuar, os pais mantinham a escola funcionando através de suas doações e mutirões quando necessário.

Em 1980 a escola passou a chamar-se Escola Municipal “Professor Carlos Doetsch”, este nome, segundo relatos da professora Renilda Alzira Binner para homenagear um dos primeiros professores da Escola Dona Francisca Km 80, o Senhor Carlos Doetsch, que lecionou de 1893 a 1899 na mesma.

Em 1988 a escola tinha 96 alunos de 1ª a 4ª série. Além de serviços de Educação, esportes, lazer a unidade escolar contava ainda com o apoio de uma agente de saúde que prestava assistência. A comunidade era beneficiada com cursos profissionalizantes, um clube de mães, palestras, reuniões educativas e orientações sobre os aspectos sociais e de saúde.

A Pré-Escola teve início com suas atividades em 1986, tendo sua denominação: “Centro de Educação Infantil Sítio Feliz”. Em 23/04/1999 passa a ser denominado “Pré Escola Municipal Professor Carlos Döetsch”.

Em 2009, houve a oferta de uma turma de dança em “Oficina Pedagógica”. Para essa oficina, alunos que moravam longe, não podiam ir para casa meio dia, então solicitou-se a SEMED, um reforço na “merenda escolar” para que se fizesse almoço para essas crianças, depois veio a Oficina de Capoeira e o aumento do número de oficinas, deu origem ao período integral, mesmo que não tenha sido amplamente divulgado, a escola Carlos Doetsch foi a primeira escola em São Bento do Sul a trabalhar com o aumento de período das crianças na escola, que no início ficavam para o almoço e iam para casa as 14:00. Em 2010 a prefeitura implantou o período integral como Projeto Piloto em duas escolas, mas sem divulgação do que já vinha sendo feito nesta Unidade, só em 2011 a escola Carlos Doetsch passou a ser apresentada como escola com trabalho pedagógico em Período Integral, passando a trabalhar com as oficinas de capoeira, dança, artesanato, recreação, apoio pedagógico, coral, teatro, meio ambiente - econsciência (horta e jardim).

O trabalho pedagógico é orientado pela  Diretora  quinzenalmente e individualmente ou quando houver necessidade por parte dos professores. Os repasses são informados através reuniões, Paradas Pedagógicas, Conselhos de Classe, ou quando se faz necessário via grupo no whatsapp.

O processo avaliativo segue as normatizações da Lei do Sistema Municipal de Ensino, tendo efetivo acompanhamento da Direção junto ao professor, detectando dificuldades, avanços e necessidades quantitativas e qualitativas, promovendo ações que venham subsidiar um processo de avaliação coerente e que realmente contemple o avanço e sucesso dos educandos.

Os docentes demonstram-se preocupados, refletindo sobre aspectos importantes do fazer pedagógico, pois devido ao avanço do conhecimento, as inovações tecnológicas e a expansão da informação, o mundo está se transformando, exigindo novo desempenho dos profissionais. De forma geral são comprometidos e dispostos a realizar as respectivas obrigações, referente aos aspectos sociais, pedagógicos, históricos e legais.

Nossa Unidade tem por objetivo a qualidade do ensino ministrado, priorizando a formação de cidadãos capazes de participar plenamente da vida social, econômica, política e cultural do país.

Sabemos que temos muito a crescer, tanto no pedagógico quanto na área administrativa, o foco da aprendizagem é resgatar valores, através da busca de informação significativa, conhecimentos e experiências vividas, trazendo-os para aplicar a nossa realidade. É necessário material pedagógico e estrutura física, que são adquiridos através de promoções e eventos que adquirirmos o necessário para tal finalidade, além de proporcionar momentos culturais, de lazer entre outros, para tratar de assuntos de interesses para ambos, valorizando os conhecimentos, os saberes, as experiências dos alunos e de seus familiares, como sujeitos históricos, pois é o ponto de partida dos educadores.



       Atualmente, a Escola Básica Municipal Professor Carlos Döetsch, tem 100 alunos, disponibilizando educação infantil (com turma de pré-escola - 04/05 anos), os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), dos quais 57 ficam o dia todo na escola, 17 do pré e 2 turmas de 20 alunos dos 1º, 2º e 3º ano.

              A unidade conta com 17 profissionais, sendo professores (das turmas, de disciplinas específicas, projeto educajá-Travessia, oficinas de integral) diretora, atendentes educativos,  e auxiliares de serviços gerais, todos em busca de UM objetivo: 

A qualidade do ensino ministrado e VIVENCIADO, priorizando a formação integral dos estudantes para que sejam cidadãos capazes de participar plenamente da vida social, econômica, política e cultural do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário