terça-feira, 14 de abril de 2015

A GENTE VAI AO MUSEU E O MUSEU VEM ATÉ NÓS...

Foi isso mesmo que aconteceu, os alunos do 4º ano com a professora Juceli, foram fazer uma visita ao museu e encantaram-se, então uma semana depois o museu veio nos visitar, na pessoa da Responsável pelo museu professora Rosilei.
E olha só, deu matéria de jornal...
Visita guiada ao museu empolga estudantes
A professora Juceli Kolenez, da Escola Municipal Carlos Döetsch, do bairro Lençol, prometeu a seus alunos uma viagem no tempo e cumpriu. Na manhã de quarta-feira, a turma do 4º ano, voltou ao passado ao participar de visita guiada ao Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff. A coordenadora do museu, Rosilei Fragoso, contou aos alunos a história de várias peças antigas. O entusiasmo das crianças foi tanto que a coordenadora pedagógica da escola, Aline Crispi de Moraes Miranda, agendou uma visita de Rosilei para uma aula do programa Integração Museu Escola. Esse projeto leva até as unidades de ensino algumas peças da reserva técnica do museu para ilustrarem uma aula especial e interativa, sobre tema previamente solicitado pela escola. O objetivo do programa Integração Museu Escola e das visitas guiadas é fazer com que os estudantes percebam o museu como parte de seu cotidiano. “Normalmente os alunos ficam tão interessados que convidam os pais, avós ou amigos para visitarem o museu”, conta Rosilei. O acervo tem 1892 peças em exposição e cerca de quatro mil peças na reserva técnica. Entre os objetos que mais chamaram a atenção das crianças da Carlos Döetsch está um despalhador de milho. “Essa máquina separava as palhas das espigas de milho que, depois de secas, eram utilizadas para encher colchões”, explicou Rosilei. Segundo a coordenadora, um armário entalhado pelo escultor Otmar Schmidt e que retrata a história do descobrimento do Brasil também está entre as peças mais admiradas pelos visitantes. Ao lado do gramofone, os alunos puderam ouvir música e, na sala de armas antigas, conheceram um pouco da história da Segunda Guerra Mundial e dos combatentes de São Bento do Sul que nela lutaram. “Eles estão aprendendo sobre a história do município, por isso a vinda ao museu é fundamental”, contou a professora Juceli. “A visita guiada foi simplesmente maravilhosa, fiquei tão encantada quanto os alunos, pois é muito mais atrativo quando alguém vai contando a história das peças e explicando para que eram utilizadas”.

Depois que os alunos retornaram a escola, a curiosidade por conhecer mais ficou maiore a visita da professora Rosilei  levou alguns objetos que as crianças puderam tocar, além de distribuir uma série de exemplares referentes a história do museu e de São Bento do Sul.




Nenhum comentário:

Postar um comentário